Essas atividades são de primordial importância para todas as empresas, contudo com a falta de tempo acabam ficando em segundo plano.
Conciliação bancária, talvez a principal pois o que está no banco tem que estar registrado na contabilidade .
Demais contas, Patrimoniais e de Resultados também deve ser conciliadas.
A partir daí posso ter um Balanço e uma DRE, confiável evitando inclusive problemas fiscais e financeiro.
Tendo um Balanço e DRE corretos, posso com isso saber a situação real da empresa, tanto da rentabilidade e endividamento, saber se tenho como pagar minhas dividas de curto prazo e o retorno para os acionistas se é satisfatório, além de tudo a correta gestão tributária pois o retorno do acionista só se realiza após o desconto do IRPJ e CSLl.
Além disso podemos entregar a Ecd e Ecf livre de preocupações.
O empresário tem que olhar a sua operação, mas é necessário entender que a carga tributária não é baixa a formação de preços de forma correta, vai impactar direto na rentabilidade da empresa.
Por isso ao longo da minha experiência as empresas precisam ter uma pessoa dentro da empresa para verificar isso mesmo que em conjunto com um escritório de contabilidade. Inclusive sendo uma ligação para interagir colaborando em suas atividades.
Esse custo será pequeno perto do retorno que esse profissional pode gerar mesmo que autônomo mas atuando dentro da empresa e é claro que deve ser uma pessoa preparada e com suporte da direção.
Por isso caso necessário estou a disposição para atender empresas de todos os portes, sabendo também que temos uma reforma tributaria em andamento.
